Gender Justice Group

Por um mundo sem privilégio de gênero

pt

pt

Leia outros artigos!

Estamos sempre refletindo... Veja nossos Insights!

Nos siga no Twitter!

Para saber nossas novidades e atualizações sobre o Brasil e o mundo, em Português, nos siga no Thoughtworks_pt!

Nossos escritórios no Brasil!

Nossa operação no Brasil conta com cerca de 300 pessoas em nossos escritórios de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Visite a nossa página em Português!

O que é o Gender Justice Group

O Gender Justice é um grupo da ThoughtWorks Brasil em busca da justiça entre gêneros, promovendo a remoção de barreiras de estereótipos inadequados e o empoderamento das mulheres.

Os eixos temáticos que trabalhamos são:

  • Equidade de gênero na sociedade;
  • Equidade de gênero nas organizações;
  • Mulheres em suas variadas dimensões de diversidade;
  • Transgênero.

Por que isso importa para a ThoughtWorks?

A busca pela diversidade é uma constante na ThoughtWorks.

Buscar diversidade não é um objetivo de caridade ou uma jogada publicitária. É uma causa com a qual estamos inteiramente comprometidos e permeia decisões estratégicas, desenvolvimento de lideranças, recrutamento e inúmeras outras atividades da empresa. Enxergamos tecnologia como algo revolucionário, e descentralizar o acesso e conhecimento da mesma é um dos nossos objetivos. Além disso, diversidade é uma vantagem competitiva alinhada com os objetivos de negócio da nossa empresa. Nos propomos a oferecer ideias disruptivas para organizações e pessoas com missões ambiciosas. Mas não é possível oferecer abordagens criativas e pensamento “fora-da-caixa” se estivermos dentro dos “padrões” e formos iguais a todo mundo. Precisamos de visões alternativas que só serão obtidas por pessoas com visão de mundo e experiências diferentes.  

Por isso fazemos esforços conscientes para atrair talentos diversos e oferecer um ambiente seguro para estas pessoas exercerem sua diversidade. Contudo, existe uma diferença entre incluir e integrar. Incluir é colocar uma coisa dentro de outra, integrar é compor um todo com suas partes. Não basta atraírmos talentos diversos, precisamos prover um lugar onde estas pessoas possam ser autênticas e sentirem que tem o mesmo valor das demais.

Nós percebemos que podemos ser melhores nisto e fazer sempre mais para apoiar as pessoas historicamente discriminadas.

Neste grupo o foco está em promover justiça de gênero e empoderamento de mulheres.  

Como funciona o grupo

Este é um grupo da ThoughtWorks Brasil que busca transformar a maneira como as pessoas se relacionam dentro e fora da nossa empresa e influenciar a liderança ThoughtWorks na definição de políticas corporativas e ações de desenvolvimento.

O grupo é formado por pessoas que se identificam com qualquer gênero e que compartilham conhecimento através de listas de email e reuniões semanais e planejam ações internas e externas.

Que tipo de ações realizamos

Internamente, promovemos palestras, treinamentos e discussões sobre sobre justiça de gênero, feminismo, diversidade e outros temas relacionados.

Algumas das ações que realizamos recentemente incluem:

  • Treinamento de Como Lidar com Sexismo: Treinamento mandatório. Em cerca de 90 minutos, através da recriação de cenas reais, discutimos as melhores maneiras de lidar com situações de sexismo no ambiente de trabalho;

  • Palestra - Copinho do Poder - Quebrando o Tabu do Coletor Menstrual: Um bate papo com a participação de Victoria Castro, criadora da fanpage Powerrr Cups para expor experiências, tirar dúvidas gerais sobre o assunto e quebrar o tabu ao falar sobre menstruação e coletores menstruais;

  • Fórum sobre Maternidade, Paternidade e Família: Em resposta a um questionamento sobre uma homenagem por parte da empresa ao dia das mães iniciamos uma discussão sobre o que significa ter família para quem trabalha na ThoughtWorks e aprender como podemos ser um lugar melhor para todos;

  • Dicionário do Machismo: Em colaboração com o Think Olga, realizamos uma ação de conscientização sobre comportamentos sexistas que permeiam o nosso dia-a-dia e ás vezes passam despercebidos. Como acreditamos que uma das maneiras de acabar com o sexismo é tornar possível que todos possam enxergar onde ele acontece, criamos cartazes com definições de "Manterrupting", "Bropriating", "Mansplaining", "Gaslighting", "Manterpretation" e "Manimization" e os distribuímos em nossos escritórios para nos lembrar de não cometer esses maus hábitos no nosso dia-a-dia.

  • 35 Practical Steps Men Can Take To Support Feminism: A lista traduzida sugerida neste artigo  ocupou o espaço da entrada de vários de nossos escritórios oferecendo a todos uma oportunidade de aprender sobre o assunto. Esta lista destina-se a ajudar homens a pensar de forma mais consciente e pessoal sobre os efeitos diretos e indiretos que suas ações têm sobre as mulheres, e pensar mais sobre como podem contribuir para o feminismo através de ações práticas, todos os dias. Complementando esta iniciativa, convidamos nossos colegas a expandir o aprendizado e iniciar uma discussão sobre o assunto adicionando post-its à lista com suas dúvidas e comentários sobre os itens. Este convite foi seguido por uma sessão de discussão sobre o tópico.

  • Male Privilege Checklist: Um dos grandes privilégios que a maioria de nós possui é a possibilidade de ser alheio a sua condição de vantagem. Quem esteve nos nossos escritórios de Porto Alegre, Recife e São Paulo entre abril e maio de 2014 teve a chance de mudar um pouco deste status, conhecendo, discutindo e compartilhando os 47 itens da  "Male Privilege Checklist", que esteve visível nas paredes. Esta ação está descrita em detalhes no artigo Male Privilege Checklist - 47 menos 1

As ações externas estão descritas abaixo em "Eventos e Comunidades".

Eventos e Comunidades

Nós acreditamos em compartilhar tudo que aprendemos, e com frequência participamos de eventos de liderança intelectual ao redor do mundo, palestrando, patrocinando, organizando e apoiando. O Gender Justice Group esteve presente nos seguintes eventos que promovem o empoderamento das mulheres:

Dicas práticas para criar um grupo na sua empresa/comunidade

Cada ambiente de trabalho/empresa possui particularidades que precisam ser consideradas no momento da criação do grupo. O primeiro passo, independente do tipo de empresa, é criar um ambiente seguro para que as discussões aconteçam de forma efetiva. O principal é compartilhar informação.

A seguir apresentamos alguns links de artigos e palestras que podem servir como ponta-pé inicial.

Materiais de Palestras

Mídia - Notícias, artigos e websites relacionados

Contato

    Para entrar em contato conosco e sugerir eventos, dicas e também tirar dúvidas, utilize o e-mail [email protected]

http://www.thoughtworks.com/pt/insights

https://twitter.com/thoughtworks_pt